simbolos

simbolos
Em toda a série Dragon Ball, deparamo-nos com os mais diversos símbolos, sejam eles em kanji, emblemas, logotipos ou mesmo em figuras, estampados em roupas e aparelhos. Nesta seção, vocês encontram a maioria dos símbolos que apareceram em Dragon Ball! OBS - Kanjis são ideogramas surgidos na China que representam uma idéia completa, como um desenho.

Este é o ideograma usado nos quimonos do estilo Kame, dados a Goku e Kurilin quando estes passaram a treinar com Mestre Kame. Goku usa o símbolo no lado esquerdo do peito e nas costas, desde que começou a treinar com Mestre Kame até o fim do seu treinamento com Sr. Kaio. A partir daí, Goku passou a usar este símbolo apenas na frente, permanecendo com ele até o fim de seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namek. Já Kurilin usa este símbolo no uniforme até o fim da saga de Cell. Yamcha também treina com Mestre Kame, recebendo também este símbolo. O ideograma significa "tartaruga".

Este é o ideograma (composto por 2 kanjis) utilizado por todos os Kaios, em suas roupas, incluindo Dai Kaio Sama. Após o encerramento de seu treinamento com o Kaio do Norte, Goku passou a usar este símbolo apenas nas costas, junto com o símbolo do estilo Kame, que era usado no lado esquerdo do peito. Permaneceu com eles até o fim de seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namek. O 1º kanji significa "mundo", e o 2º kanji significa "rei". Portanto, o ideograma significa "rei do mundo".


Este é o ideograma adotado por Goku após completar seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namek, permanecendo com ele até o fim da saga de Freeza (no anime, vai até o fim do treinamento que teve antes da chegada dos Andróides 19 e 20). Goku usa o símbolo no lado esquerdo do peito e nas costas e o significado do ideograma é o próprio nome de Goku (pelo menos da parte "Go").


Este é o 1º ideograma usado por Gohan. Ele deixa de usá-lo assim que Piccolo Jr. o manda tirar o casaco e inicia o teste de sobrevivência na selva (Gohan acaba esquecendo o casaco, enquanto corria atrás de Piccolo Jr., que o deixa sozinho). O ideograma significa "descendente".






Este é o ideograma pertencente ao Piccolo Daimaoh. Gohan também usou este símbolo no quimono que foi dado por Piccolo Jr., logo após Gohan ter rasgado toda a sua antiga roupa devido à sua transformação em Oozaru. Gohan usa o símbolo tanto nas costas, quanto no lado esquerdo do peito e usou durante todo o treinamento que teve com Piccolo Jr. antes da chegada dos Saiyajins. O ideograma significa "demônio" ou "espírito maligno".


Este é o ideograma pertencente ao Kami Sama (Piccolo). O ideograma significa "deus" ou "espírito do bem".











Este é o ideograma usado por Ox King (Rei Cutelo) em seu exótico chapéu. O significado do ideograma é "boi".










Este é o ideograma (composto por 4 kanjis) usado por Pilaf. O 1º significa "fogo", o 2º "pouco", e o 4º "contrário".










Este é o ideograma usado por Mutaito, mestre de Roshi (Mestre Kame) e Tsuru. Provavelmente seus discípulos também o usavam.













Este é o ideograma pertencente ao Dai Kaio Sama. O ideograma significa "grande".







Este ideogama, visto tanto no pijama de Goten, quanto na caixa ao fundo do quarto, significa "céu".








Este é o ideograma pertencente ao Sr. Emma Daioh. O ideograma significa "escuridão".









Essa é a casa onde Goku e família vivem, têm seus momentos de lazer e de descanso. O significado do ideograma é "alegria".






Este é o ideograma visto no anunciante do Torneio de Artes Marciais, realizado no 3º filme de Dragon Ball - Maka fushigi daibôken.










Na camiseta de Garlic Jr., abaixo de sua capa, existe um símbolo parecido com uma peça de xadrez ou algo assim. Possivelmente, tem algo relacionado com o seu desejo de ser o Guardião da Terra, no lugar de Kami Sama.

Este "M" é o símbolo que aparece na touca do mago Bibidi e no cinto de Majin Buu e Babidi. Quando Babidi se apodera de algum ser, um "M" é marcado na testa deste ser.

Este é o emblema da Família Real dos Saiyajins, do Planeta Vegeta. É visto nas armaduras do rei Vegeta e do príncipe Vegeta, no lado esquerdo do peito, presumindo-se que todos os integrantes da Família Real possuíam esse emblema.

Este emblema era o símbolo do exército Red Ribbon. Podia-se ver isso em cada construção, equipamento, roupa ou máquina usada pelo exército, incluindo os andróides criados pelo Dr. Gero. O emblema é composto das duas iniciais da palavra "Red Ribbon" (RR).

Este logotipo foi criado pelo Dr. Briefs como o símbolo das indústrias Capsule Corp.. Todo produto pertencente ou criado pela empresa possuí este logotipo, que consiste de um círculo em branco contendo 2 letras "C", também em branco.

Este emblema pode ser encontrado nas naves espaciais e nas armaduras de todos os integrantes das Forças Especiais Ginyu. O emblema é inspirado na cabeça do líder do grupo, Ginyu.

Este é o emblema usado pelos soldados do Exército dos Coelhos, em Dragon Ball.

Este é o ideograma visto numa das transformações de Oolong, no 1º filme de DB, para intimidar Goku e companhia. Apesar de ser a mesma transformação vista no mangá/ anime, o ideograma do 1º filme é diferente.

Este é o ideograma visto numa das transformações de Oolong, na série Dragon Ball, para intimidar Goku e companhia.

Este é o ideograma usado por Yamcha, em seu traje, na época em que era um ladrão do deserto. Assim que ele começa a treinar com Mestre Kame, ele abandona o traje e o símbolo. O ideograma significa "música".

Este é o ideograma usado por Mestre Tsuru e seus discípulos (Tenshinhan e Chaoz). Tenshinhan e Chaoz deixaram de usar os trajes com os símbolos assim que abandonaram Mestre Tsuru, devido à maldade de seu Mestre. O ideograma significa "corvo".

este é o ideograma usado por TaoPaiPai, em seu traje rosa, no lado esquerdo do peito. Nas costas, tem escrito a frase "KILL YOU" (MATO VOCÊ). O ideograma significa "assassino".

Este é o ideograma usado pelo Exército dos Coelhos e seu líder, o Chefe Coelho (Boss Rabbit). O carro do Chefe Coelho também possuí o símbolo em sua porta. O ideograma significa "coelho".


Este é o ideograma existente na porta da casa de Goku, no 1º filme de Dragon Ball. O ideograma significa "alegria".



Este emblema/ medalha foi concedido ao Gill pelo General Rild, por ajudar nos planos de captura de Goku, Trunks e Pan. Fora isso, não possui nenhum significado especial...

Este emblema pode ser encontrado nas armaduras de todos os soldados de Koola, no 5º filme de Dragon Ball Z.

Este é o cinturão concedido vencedor do Torneio de Artes Marciais na Terra, título este pertencente ao Mr. Satan. A característica deste emblema é um morcego que possui em sua barriga um ideograma. Abaixo do morcego, lê-se "CHAMPION" (campeão).

Na verdade, isto não é bem um símbolo, muito menos um kanji ou emblema. Trata-se do nome real de Goku (Kakarotto), na escrita dos Saiyajins. Esta cena foi retirada do episódio especial Bardock, no berçário onde encontrava-se o recém-nascido Kakarotto.

Este símbolo que aparece no peito desses soldados, na verdade representa o planeta Immega, o 1º a aparecer em Dragon Ball GT. Pode-se encontrar esse símbolo em qualquer lugar, seja em portas, aparelhos, vestimentas de soldados e até no dinheiro (aliás, é também o símbolo monetário do planeta Immega).

Este é o emblema característico nos uniformes de todos os funcionários e pacientes do planeta-hospital Pital, em Dragon Ball GT.

Este é o emblema usado no quepe de Oolong, inspirado em trajes militares.

Um morcego e um garfo, é o que caracteriza o emblema usado pelos soldados de elite (Bongo e Pasta) do soberano Grumes, no 1º filme de Dragon Ball.

Curiosamente, na capa do Movie 1 de DB e nas imagens usadas nas biografias de Bongo e Pasta, no Movie Book nº 1 de DB, aparecem eles usando o emblema de um garfo e faca cruzados. Abaixo do emblema está escrito "GORUMES".

Esse é o emblema encontrado nas armaduras dos soldados de Slug, no 4º filme de Dragon Ball Z. O emblema é constituído de um "S" dourado, referente a inicial do nome Slug.

Este é o logotipo da Orange High School, onde Gohan e Videl estudam. Os alunos usam um broche com o símbolo da escola em suas roupas, de modo que sejam reconhecidos como alunos da escola.

2 comentários:

Unknown disse...

Ótimo artigo, tirou todas as minhas dúvidas, porém falta apenas um kajin ou símbolo! O que existe atrás das costas do Mirai Gohan ou Gohan do Futuro(meu personagem favorito). Gostaria de saber o que significado ...

Celio disse...

Thiago,significa refeição ou arroz cozido